Torta de liquidificador

Torta de liquidificador

Sempre que a mãe cansava de fazer arroz-feijão-e-bife para a janta (que nunca era só isso, sempre tinha uma salada, umas verduras, alguma coisinha) ela resolvia o problema com uma torta de liquidificador – ou empadão, ou pastelão, cada lugar chama de um jeito. É daquelas receitas salva-vidas, super fácil de fazer e que você consegue aproveitar os restos da geladeira.

Apesar da facilidade, eu demorei para acertar a quantidade certa de massa para a minha forma. A receita que ficou melhor foi

  • 2 ovos
  • 12 colheres (sopa) bem cheias de farinha de trigo
  • 2 colheres (sobremesa) de fermento em pó.
  • 2 xícara de chá de leite
  • 1 xícara de chá de óleo
  • 1 pitada de sal
  • Salpicar o topo com queijo ralado e orégano se desejar

Mas divida ou duplique de acordo com suas necessidades.

Recheio: o que tiver em casa.

Minha mãe costuma fazer de recheio uma mistura de: atum em lata, palmito, champignon, azeitona e milho. A que eu mais gostei foi quando eu fiz de linguiça e brócolis (fervi e dei uma trituradinha no liquidificador). Você usa o que quiser: frango, carne moída, legumes.

Deixa o recheio pronto e já liga o forno.

Aí você mistura a massa no liquidificador. Eu faço o leite primeiro, porque sempre uso leite em pó (uma colher de sobremesa para cada xícara de água, mais ou menos. Eu tenho experimentado medidas). Aí bato todos os líquidos. Coloco seis colheres de farinha e bato. Depois adiciono fermento, o sal e as outras 6 colheres de farinha e bato bem.

Unta a forma com manteiga e farinha (se precisar) e joga metade da massa. Põe o recheio bem espalhadinho e joga a outra metade da massa. Salpique o queijo ralado em cima.

Agora é forno por 30 minutos, ou o topo estar dourado, ou o teste do garfo sair limpo. Aqui em casa dá 30 minutos exatos, mas depende do seu forno.

DIZ QUE é pra esperar antes de desinformar que ela pode dar uma desmanchada, mas pfff, nunca dá tempo de esperar 😛 O bom é que é daquelas receita-pizza: serve pra janta de um dia e o café da manhã do outro. Não suja tanta louça e é bem rápida, para uma torta. Enjoy!

2 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *