Projeto Tamar

Projeto Tamar

Se você quer um lugar para passear, ver tartarugas imensas, aprender e levar as crianças, o Projeto Tamar é um passeio excelente.

O Projeto Tamar-ICMBio foi criado em 1980, pelo antigo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal-IBDF, que mais tarde se transformou no Ibama-Instituto Brasileiro de Meio Ambiente. Hoje, é reconhecido internacionalmente como uma das mais bem sucedidas experiências de conservação marinha e serve de modelo para outros países, sobretudo porque envolve as comunidades costeiras diretamente no seu trabalho socioambiental.

O Projeto Tamar é bem mais do que cuidar das tartarugas. Eles têm diversos projetos de pesquisa, de cuidado com o meio-ambiente, de educação ambiental.

Mas tem tartarugas também. As que vivem no projeto já cresceram ali, nunca foram para o mar e provavelmente morreriam se fossem soltas na natureza. A água das piscinas vem do próprio mar, sendo salgada e não clorificada. E a energia elétrica da unidade é toda solar.

Além de piscinas com tartarugas ainda tem um pequeno museu com carcaças, esqueletos e potes de vidro com bichinhos dentro, tanto as cinco espécies de tartarugas marinhas como outros animais dessa fauna, como golfinhos, cavalos marinhos e tubarões.

Existe Projeto Tamar em diversos lugares do Brasil, mas a gente foi no daqui de Florianópolis:

Rua Professor Ademir Francisco s/n, Barra da Lagoa.
Telefax: (48) 3236-2015
E-mail: tamarsul@tamar.org.br
Aberto todos os dias, incluindo feriados.
Na alta temporada (do dia 21/12 ao domingo depois do carnaval), das 10 às 19 horas.
Na baixa temporada (final do carnaval até dia 20/12), das 9:30 às 17:30.
Ingresso inteiro: R$12.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *