Eu também vou de copinho

Eu também vou de copinho

Esse post é sobre menstruação. Se você é mulher e tem nojo, me dê uma chance, porque eu também tinha; se você é homem, acho que não é pra ti (mas se quiser ler de curiosidade, fique à vontade).

Então que faz tempo já que vejo falando dos copinhos, os coletores menstruais, e eu morria de nojo. Não queria nem ouvir falar. Achava too much: até posso reciclar meu lixo, mas pedir pra usar fralda de pano quando tiver filhos e parar de usar absorvente é pedir demais. Dsclp, natureza.

Até o famoso vídeo da JoutJout eu assisti meio torcendo o nariz. As meninas no yoga falavam e eu “ai que legal por vocês mas isso não é pra mim, não”. Eu pensava: como que ia limpar aquilo durante o dia? Como que ia usar de novo um negócio já usado? Ok é sangue limpo mas: éca. Eu ia conseguir usar o banheiro ou aquilo ia sair?

Por outro lado os absorventes do mercado também não me agradavam. ODEIO aquela sensação de cataratas do Niágara cada vez que você levanta, cada vez que você espirra, cada vez que você– ARGH. Os absorventes de calcinha sempre vazam, uso o noturno por uns três dias e sempre acaba me assando porque impede a transpiração.

Com o absorvente interno isso não acontece mas eu nunca sei quando é a hora de trocar e cada vez que vou fazer xixi sinto como se molhasse a cordinha, morro de nojo e preciso trocar. Fora o #2 né, que também sinto como se sujasse. E é caro! Uma caixinha não dá pra mim, precisa pelo menos duas ou três por mês.

Dizem que com o absorvente interno dá pra ir no mar/piscina mas eu nunca tentei. Morro de medo de sair pingando sangue. Enfim, nada tava bom. Lembrando que também não tenho a opção de não menstruar porque não posso tomar hormônio.

Não sei o que realmente mudou minha cabeça sobre isso tudo mas não foi uma coisa só: foram várias pessoas, vídeos, textos, eventos que aos poucos foram me fazendo refletir sobre o assunto. Aí chegou uma hora que eu resolvi tentar. Comprei um InCiclo por R$80, mas como dura uns 3 anos, o investimento se paga rapidamente.

Perguntei pro meu médico o que ele achava e ele disse: não sei. Nunca vi isso antes. Use e me conte.

Todo mundo diz que demora uns três ciclos para você realmente se acostumar com o coletor, mas eu tive muita sorte. Logo no primeiro já foi fantástico!

Antes de usar, recomenda-se ferver o coletor por 5 minutos. Eu comprei uma panelinha exclusiva para isso porque não queria usar as que eu tinha em casa (ewww). Como eu não queria ficar desesperada no primeiro dia, testei colocar e tirar antes, no banho. É aquele esquema: dobrar, inserir, pronto.

Nos primeiros dias do ciclo, deu uma vazadinha sim. Eu usei absorvente comum junto com o coletor, mas foi bem pouquinho – tipo aquele restinho quando acaba sabe? Aí é assim: você pode ficar 12h com ele. Então eu lavava de manhã, trabalhava o dia todo, voltava para casa e lavava no banho com sabonete neutro. Quando acaba o ciclo, você ferve de novo por 5 minutos e pronto, cabô.

TODOS os problemas que eu tinha por menstruar acabaram:

  • me sinto 100% segura de ir pro mar, piscina, praia, porque é de silicone e veda com vácuo, sei que não vai vazar
  • não preciso trocar no trabalho, nem levar necessair na frente de todo mundo nem me preocupar durante o dia
  • não sinto as cataratas \o/. na verdade não sinto nada.
  • não tem mais cheiro ruim no lixo do banheiro.
  • eu usei absorvente nos primeiros dias mas não usei para dormir, então não tive assaduras.
  • consigo fazer minhas necessidades, #1 e #2 sem me preocupar que o InCiclo vai cair ou sair (na verdade, para sair você precisa ajudar deixando o ar entrar, então só com a força pélvica não sai não)
  • gasto um total de zero reais 😀 e não preciso me preocupar se tem ou não absorvente em casa.

Daí entrando pro lado mais feminista and stuff, o contato com a menstruação é um barato, gente. Aquela vida em potencial, aquele pedaço de você. Todo mundo fala que menstrua menos do que esperava então eu já estava esperando menos que nos absorventes. O final também, você realmente sabe que acabou, zero pingos depois. Sem cheiro, sem problemas.

Foi uma das grandes compras que fiz em 2015 e de verdade: super recomendo. Porque ajuda a natureza também, porque não ter nojo de você mesma é importante, etc e tal, mas principalmente porque é simples, prático, eficaz e barato. Esquecer que está menstruada é viver plenamente. 10/10.

One comment

  1. Olha, eu sempre quis comprar, mas eu acho complicado acreditar na opinião das pessoas internet… mas na sua eu confio!! Vou aproveitar que o 13º tá aí e vou comprar um pra mim também!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *