Alguns segredos super-legais de CSS

Alguns segredos super-legais de CSS

Vi esse vídeo no meio das coisas do meu Reader e não faço ideia daonde ele veio, mas o que importa é o que ele ensina. Lea Verou mostra 10 técnicas muito incríveis de CSS puro que fazem coisas que ninguém acredita. Gostei tanto que achei legal compartilhar com vocês.

Seguem os que eu achei mais legais e quis escrever para ficar mais fácil em um uso futuro:

É fantástico o quanto o CSS está poderoso. Para quem sofria para posicionar divs com floats, poder animar coisas tão facilmente é muito legal. Deixar de recortar backgrounds e ícones também ajuda demais no desenvolvimento e manutenção.

Isso não faz nossa profissão ser mais fácil. Muita gente (eu inclusa, pra brincar), diz que “na minha época tinha IE6 e Netscape, você tinha de fazer dois ou três sites, uma parte em tabela e outra em divs e isso sim era trabalhoso. Hoje em dia você tem grid systems e pronto, tá tudo feito”. Mas isso não deixa as coisas mais fáceis. O fato é que hoje o front-ender tem um papel muito mais essencial do que tinha há 6 ou 8 anos atrás. Ele precisa tomar mais cuidado, fazer o código o mais limpo o possível, deixando otimizado para SEO, programadores e manutenção. Precisa cuidar do javascript, de responsive design, de validação da marcação e dos estilos e se preocupar com user experience. Cuidar de graceful degradation e suporte em diversos dispositivos, já que a internet está em todo lugar – dos antigos aos mais novos.

Nossa profissão está mais divertida que nunca. Aproveite para estudar, sempre!

2 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *